MESTRE DE OBRAS: Saiba mais sobre essa Profissão.


O QUE FAZ UM MESTRE DE OBRAS?


O mestre-de-obras é o profissional responsável pela fiscalização e supervisão da obra desde o início até a sua conclusão, ele deve conhecer todas as etapas da construção, os materiais utilizados e as funções de cada trabalhador na empreitada. Acompanham a construção e reforma de prédios, sejam eles comerciais ou residenciais, controlando o fluxo dos serviços, recebendo e checando materiais e cuidando da qualidade da obra. Na fase do acabamento este profissional é indispensável, já que essa etapa exige conhecimentos técnicos mais específicos, necessários a uma boa apresentação final da obra, fazendo com que ela seja uma cópia fiel da que foi projetada pelo arquiteto e/ou engenheiro.



QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS PARA SER UM BOM MESTRE DE OBRAS?

Para se tornar um mestre-de-obras, primeiramente é necessário ter experiência na área da construção civil, resultante de anos de trabalho ao lado de pedreiros, engenheiros e arquitetos. Além disso, é necessário que o profissional apresente as seguintes características:

Capacidade de liderança

Detalhista

Boa comunicação

Compreensão de projetos unidimensionais

Responsabilidade

Senso prático

Senso estético

Cuidadoso

Interesse em construir coisas

Habilidade manual

Boa disposição física


QUAL A FORMAÇÃO NECESSÁRIA?


As empresas não costumam exigir nenhuma formação escolar específica na contratação de um mestre-de-obras. Porém, é importante que este profissional tenha precisão nos cálculos, necessária ao fazer o orçamento da obra, além de fluência na leitura e escrita, para interpretação dos requisitos de engenheiros e arquitetos. Além disso, conhecimento de desenho técnico é muito importante para as atividades e valoriza o profissional, dando a ele um critério diferencial na contratação. Para o profissional que já tem certa experiência na área, existem cursos para aprimoramento, destinados a mestres-de-obras que desejam aprimoramento. A qualificação em mestre de obras é voltada à gestão, na qual são apresentados conteúdos sobre gestão dos serviços, planejamento executivo, execução e orçamento da obra, gerenciamento da equipe, segurança do trabalho, controle ambiental entre outros métodos e técnicas modernas pertinentes aos processos construtivos.

INFORMAÇÕES DO CURSO:

Carga horária total do curso é de 77 horas;

Conteúdos: Leitura e interpretação de projetos, Matemática básica, Sistemas Construtivos, Gestão de Qualidade, Gestão de Resíduos, Segurança do Trabalho, Noções de APH.


Mais Informações: 55 3026-2020 55 99143-4803

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo